CHÁS QUE EMAGRECEM

29/01/2010 12:01

 

Chás que dissolvem a gordura

Na hora de enxugar as medidas, a gente bem sabe que fórmulas mágicas não funcionam. Mas, por outro lado, alguns ingredientes têm um poder quase milagroso. Esse é o caso dos chás, que desintoxicam o organismo e ativam o metabolismo. Por isso, elaboramos um menu repleto desta bebida milenar, capaz de enxugar até 12 quilos em um mês. Que poder!

Prepare-se para nocautear a balança contando com aliados imbatíveis: chás testados e aprovados por um especialista no assunto, o nutrólogo Gino Bruno Françozo, do Centro Avançado de Medicina Estética, em Americana (SP). Ele é também fitoterapeuta, médico ortomolecular e pesquisador de plantas medicinais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em Piracicaba (SP). Veja o que o nutrólogo diz a respeito da ação das ervas na dissolução das gorduras: “Na minha prática clínica, tenho observado que o principal papel de algumas ervas é regular o organismo e, assim, pôr um fim no desequilíbrio que ocasiona o aumento de peso”. Os chás pesquisados por ele contêm substâncias que penetram no fígado, onde fica armazenada a gordura. Ali, é fabricada a bílis, líquido que dissolve a gordura em moléculas menores, facilitando sua absorção pelo intestino. Daí sua ação emagrecedora.

Refeições equilibradas

A dieta dos chás exige um certo sacrifício. Não dá para comer nem um chocolate. Nem um docinho que seja. Vai faltar açúcar, mas suas refeições estarão bem equilibradas, com carboidrato, proteína, fibras e frutose (o açúcar das frutas) na medida certa. Ou seja, você não ficará sem um único nutriente de que precisa para permanecer saudável. Melhor: vai comer de tudo um pouco. Só não vale doce. Pode não ser fácil, mas funciona. Você também vai precisar moderar os alimentos de alto índice glicêmico. É o caso dos tubérculos, como batata, mandioca, mandioquinha e cenoura. Segundo Françozo, eles aumentam as taxas de açúcar no sangue, que, por sua vez, estimulam a produção da insulina. Em excesso, esse hormônio faz com que o organismo retenha mais gordura. Resultado: multiplicam-se as células adiposas e, para seu desapontamento, o ponteiro da balança vai lá para cima. Saiba mais...

Mexa-se

Para perder até 12 quilos por mês, a dieta sozinha não resolve. É preciso, também, mexer o corpo. O ideal é fazer uma hora diária de exercício aeróbico todo santo dia — pode ser uma caminhada pelo bairro. De preferência, opte por um exercício que dê mais prazer. Assim, cresce a motivação. Se pedalar é a sua praia, vá em frente. Além de ajudar a eliminar os quilos extras, você ganha um novo condicionamento cardiorrespiratório. Ou seja, seu coração agradece. Se, ao contrário, ainda não se convenceu da importância de fazer uma atividade física regular e não abandonou a vida sedentária, vai emagrecer, sim, porém bem menos: de 3 a 4 quilos por mês. Agora, é só pôr a água para ferver.

Fonte: Revista Boa Forma